Não vivas

Fecha-te aos olhos,
olha a ténue brisa
ondulante
que segue firme,
saboreia-te,
tacteia a vida em golfadas
de vidas,
serpenteia
em espiral
rumo ao que foste
quando não eras.

Beija
o inefável,
exulta a calma
e a placidez
da tormenta,
ruma à meta
inatingível
que acalenta.

Sorri,
transparece-te ao egocentrismo
centrado
em vão,
adormece-te
ao som do teu olhar
na estrada,
cala-te,
deixa anoitecer o silêncio,
solta as amaras que és,
firma-te
ao vazio dos onirismos
que conduzem as estrelas,
planta-te,
sê das orquídeas
as torgas mais belas.

Some-te em ti,
no espelho
nu,
pula
agora que é noite
e o Sol não sussurra,
simplifica os grãos de areia
do teu oásis deserto.

Para!
Que o lótus se abra
em ti
e a calmaria se abata,
pintaste quadros
oblíquos
que ninguém vê.

Não vivas,
sê…

Comentários

Silvia Madureira disse…
Olá Miguel:

Este poema tem um título "Não vivas".
Mas é enganador...pois tudo o que relata é a vida na sua forma mais pura...aquilo ao qual chamámos vida é uma mera rotina muitas vezes seguida sem ser questionada, sem sermos vocacionados para ela...
Faz parte da vida e essa é a verdadeira essência desta parar e olhar para nós de modo a encontrar caminhos curtos que nos levam a grandes oásis...e agora quem não aproveita para fazer isso? Só quem já viveu muito e nem precisa de férias...

Beijinhos
Anónimo disse…
Viver e ser...
Complicado...

Bom fim-de-semana!
*.*
antónio paiva disse…
.....

gostei

...............

Abraço e noite serena
A. Marinho disse…
Muito bom...
Fica bem
Abraço
Anónimo disse…
Fantástico!
A grande maioria limita-se apenas a existir não é... o ser, o sentir as coisas esquecem, deixam para traz.. esquecem que isso é o mais importante...
Eu?
Eu luto por ser...
Luto mesmo!

Um beijinho meu amigo!

=^.^=
Amadeu Sousa disse…
A velha questão do ser...
Viver é ser. Nada mais!
Um abraço
Amadeu
Ivy disse…
Maravilhosas palavras...Um abraço!
Anónimo disse…
Ai!
Andaste a ler-me por dentro, amigo????
Senti-me neste teu poema!
Voltei! Estou de regresso à minha "casa"...de onde nunca saí! :)
Bjs de Luz

Mensagens populares deste blogue

Pessach

Torrada ou Maria?