Só mais isto

Antes de começar a trabalhar depois de almoço (ai que sono), não posso deixar de escrever meia dúzia de linhas...

Este tempo frio, com Sol quente, matas a serem limpas, montes de erguiço, fetos e ramos a serem queimados, a neblina de fumo que paira no ar, o barulho da forquilha a acomodar mais mato na fogueira e um olhar que se vê mal ao longe lança-me um aceno de mão... Traz-me à memória outros tempos, de criança, de vir da escola já noite, pousar a mochila (antes era sacola), fazer os deveres e outras coisas mais que, agora, não tenho tempo para escrever...

Uma cozinha velha, preta, onde o vento uiva porque o telhado não assenta correctamente nas paredes, um forno velho tapado com panfletos de promoções de um mercado qualquer, a pedra onde se fazia a lareira, as telhas de vidro para entrar o Sol, um rosto velho, onde o tempo gastou o olhar, umas velas retorcidas, um corpo num banco envolto em neblina invisível, uns sorrisos ténues e uns parabéns merecidos...

Pronto, era isto.

Comentários

Ana disse…
Mais uma vez este post faz-me recordar a minha infância... Neste caso recordo-me da cozinha do "forno" em casa dos meus tios... Que tem esta designação porque tem um forno onde os meus tios coziam pão... e na altura da pascoa amassavam as regueifas, que é um doce tradicional aqui da região, e as coziam no forno... Esta cozinha também é preta... e nela passei muitas tardes de volta das "saias" das minhas tias...

Beijinho e fica bem!
mnemosyne disse…
Esta cozinha fez-me lembrar a da minha avó :)) Beijos
IsaMar disse…
Bons velhos tempos...Bem dizem eles: A Tradição já não é o que era"...

Comia-se tão bem...e as pessoas eram mais saudaveis e amigas..juntavam-se todos e havia muita harmonia nas pessoas e humildade.

bem...beijinhos madeirenses
Anónimo disse…
Bons tempos, eu passava as minhas férias da escola junto dos meus avós, tios, primos, e mais tios e mais primos, viviam todos relativamente perto uns dos outros, toda a gente deixava a chave do lado de fora da porta e brincava-mos na rua até escurecer. Obrigado por me teres levado a recordar momentos tão felizes.
Cris disse…
Levas-me mais uma vez aos meus tempos de menina, quando passava temporadas no Alentejo, em casa da minha bisavó ( é verdade, conheci a minha Bisa)... As coisas eram boas nessa altura, simples.... e é verdade, depois de almoço é um sono!!!!!

Bjkas
Cris

Mensagens populares deste blogue

Pessach

Torrada ou Maria?